terça-feira, 6 de outubro de 2015

O PERFECCIONISTA E A SÍNDROME DO PÂNICO

O PERFECCIONISTA E A SÍNDROME DO PÂNICO


Frequentemente as pessoas com predisposição a desenvolver a síndrome do pânico são aquelas que apresentam características marcantes como por exemplo são extremamente produtivas, muito comumente assumem mais responsabilidades e afazeres que podem dar conta ou que deveriam, são perfeccionistas e meticulosas, muito exigentes consigo mesma e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos, são as chamadas pessoas "muito certinhas", essas pessoas são quase sempre impressionáveis aos olhos dos outros. Geralmente essas pessoas procuram evitar a confrontação com suas emoções, deixando por conta da mente racional o comando de suas vidas.
Os principais sintomas da síndrome do panico são: taquicardia, sudorese, falta de ar, tremor, fraqueza nas pernas, ondas de calor e frio, tontura, sensação que o ambiente é estranho (perigoso), sensação que vai desmaiar, ter um enfarto, derrame, pressão na cabeça, perigo de morte.
Medo de sair de casa, medo de fazer as coisas mais simples como viajar, dirigir, ir a lugares com muita gente, cinema, feiras.
Segundo o jornal "The Boston Herald" o perfeccionismo é visto como a "fobia de cometer erros" ou seja errofobia. A errofobia é considerada como o medo de errar, ou seja, é a incapacidade de a consciência conviver consigo mesma e adaptar-se à imperfeição presente na realidade do seu próprio universo.
(VALCAPELI E GASPARETO.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário