sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Você pode falar o que quiser para uma outra pessoa?

Falando abobrinhas


Você é do tipo que fala sem pensar e depois se arrepende? Você fala tudo o que quer e depois ouve o que não quer?

Meu amigo você não está sozinho, não sei em estatística mas o que vejo de gente fazendo isso não é brincadeira.

Sem ir muito longe é só reparar nos jornais pessoas que falam sem pensar sobre a cor da pele do outro, sua religião (coisa que vira até guerra) diga-se de passagem, passando pelo tão famigerado time de futebol, a posição social, o sotaque e até sua forma física entra na dança.

E eu só tenho uma certeza comigo. Você pode falar o que quiser para uma outra pessoa, desde que seja da forma certa, com as palavras certas e principalmente no momento certo.

Lembra da sua infância quando seus pais chamavam sua atenção na frente de outras crianças? Isso aconteceu com você? Ou a professora na escola quando falava alguma coisa que você se sentia diminuir na cadeira? As brincadeiras toscas dos "amigos", e tem ainda o terrível feedback do chefe que muitas vezes sem noção ou preparo faz isso na frente dos colegas de trabalho de forma indiscreta e com palavras rudes.

São coisas que quem fala muitas vezes esquece, porém quem ouve além de não esquecer fica remoendo por muito tempo e isso faz um mal!

Se você já passou por uma situação dessas sabe bem do que estou falando e sabe o quanto isso dói. Eu sinceramente acho que todos na vida já sentiram na pele em algum momento algo dessa natureza.

Isso hoje tem um nome difícil mas que estamos acostumados a escutar quase todos os dias, é o danado do bullying, palavra em inglês que significa valentão, brigão. Em português é uma ameaça, tirania, humilhação e por ai vai.

Meu convite de hoje é. Fale o que quiser com as outras pessoas sim, mas tome cuidado com suas palavras, pois elas ferem machucam mesmo, no mais intimo do ser. Se coloque no lugar do outro, tenham empatia, respeito e se for falar pense antes, será mesmo que falar assim é realmente necessário? E se não tiver certeza se cale o seu direito de falar termina exatamente onde o direito de não ouvir do outro começa e a palavra respeito é fundamental.

Meu queridos desejo que vocês tenham hoje o melhor dia de suas vidas! Um grande beijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário